September 14, 2006

A Marcha dos Pinguins (featuring a banana!)

Posted in featured on Flickr!, imprensa, movimentos, up close & personal at 10:50 pm by Ana

A Marcha dos Pinguins - Parte 1A Marcha dos Pinguins - Parte 2A Marcha dos Pinguins - Parte 3A Marcha dos Pinguins - Parte 4A Marcha dos Pinguins - Parte 5

Eu sou a gaja (sim, só aparece uma) do PC com as entranhas em tom de azul (sugestão do Bruno, claro), e com alguns CDs de UBUNTU “casualmente” em display, eheheh! :-P

Achei o título muito giro. ;-) E o artigo também está fixe. É bom ver que estas questões começam a ter alguma visibilidade nos suportes media tradicionais. Claro que há uma míriade de assuntos relacionados que passam completamente ao lado da esmagadora maioria dos portugueses, como as patentes (de software ou outras, como as da biotecnologia) e as questões e as polémicas do copyright e do fair use (DRM e demais chulices).

Fiquei surpresa ao saber que a ANSOL só tem 50 sócios. Then again, acho que o Bruno (um deles) já me tinha referido isso há tempos. Tenho que me tornar sócia também para aumentar as fileiras oficiais. :-) Talvez com mais gente consigam assinalar decentemente o Software Freedom Day, pelo menos algo mais que organizar uma almoçarada e distribuir uns CDs… :-/

7 Comments »

  1. Ainda não li o artigo, quando passar pela biblioteca cá da “terra” tenho que dar-lhe uma olhadela.

    Visitei o site da ANSOL (já fiz uma mini publicidade ao dia de amanhã lá no meu canto) e reparei que aquilo parece estar um pouco ao abandono. Afinal poderiam colocar em 1a página os eventos planeados para o dia 16. Clicando em eventos nem aparece nada. O que é um almoço? Para que serve? Para os associados se verem?
    Até ter visto no teu blog, nem sabia que existia uma associação destas cá, afinal em todos os foruns que visito nunca ouvi falar dela.
    Interessei-me em inscrever-me para sócia, mas depois vi o $ que era preciso e onde é aplicado é que não vi.
    Por vezes não é a quantidade de pessoas que faz chegar a mensagem, mas sim a qualidade, disponibilidade e boas ideias.

    Neste momento estou a tentar apresentar ao meu gaijo o kubuntu, mas como é um viciado em jogos não vai deixar completamente o windows. Se calhar voces os dois já tiveram aulas juntos, ele andou em eng ambiente, entrou em 1999.

    Mudar de OS foi uma das melhores coisas que fiz em relação ao pc (conhecido como Júnior).

  2. Vtrain said,

    à dona do blog,

    Parabens Miuda ! ;-) Ficaste muito bem.

    A mim os CDs, revistas e mesmo livros ou o urso bertie do phpBB não comoveram o fotografo. Ele vinha com a ideia pre-concebida de tirar uma foto à janela porque o meu bairro é muito típico (madragoa). Claro que teve uma enorme desilusão porque tenho o prédio rodeado de andaimes de obras. Mas ele como era obstinado tirou a foto na parte de trás (jardim) com os pés em equilibrio sobre entulho e pedras de obras… o resultado não foi muito satistfatório a meu ver. Principalmente a luz… a foto está mal tirada… tenho a cor da pele demasiado branca. Bom “c’est la vie”. A verdade é que o artigo ficou fixe. Por acaso lembras-te da Alexandra? Foi ela que me levou no “bolso” quando foi a FCT a convite do forum que organizavam. :)

    invisiblegirl,

    Não tem mal alternar o windoze com o Linux no mesmo PC para alguns fins. Eu neste momento estou 98% em Linux onde escrevo a minha tese, vejo o e-mail, e todas as restantes tarefas. Até corro alguns jogos mais antigos que tenho por cá usando o Wine (Diablo, Second Life, Age of Empires, etc). Depois faço umas visitas ao SO proprietario para jogar outros (WoW, Rise oF nations, etC).
    Tens de convencer o teu “gajo” que a liberdade de estar num SO de software aberto é algo que se aprende com o tempo mas que depois não se quer perder :)

    Vtrain

  3. Vtrain said,

    Sobre a ANSOL,

    Já tentei várias vezes tornar-me sócio mas nunca foi fácil. Uma das vezes estive pessoalmente numa das suas actividades mas a pessoa responsável disse que não podia receber a inscrição porque se tinha esquecido do material para isso.
    No entanto isso não impediu que a tenha acompanhado e tenha mesmo participado numas quantas iniciativas deles.

    FSF,

    por outro lado sou membro da FSF há largos anos. A FSF dá alguma atenção aos seus membros e já me ofereceram livros, um cartão de membro que é um mini-cd de bolso com um live OS :)
    Parte da contribuição para a FSF está agora a ser direcionada para os casos de DRM.
    O lado menos bom é que mesmo a contribuição de estudante ainda é algum dinheiro por ano. Eu pago porque é justo. Prefiro investir nesles do que em N software proprietário.

    Vtrain

  4. Ana said,

    Invisiblegirl, pois, realmente 15€ + 30€ por ano parece muito para o que se vê. Se calhar um grupo de pessoas interessadas na temática consegue fazer mais coisas visíveis do que a ANSOL… Também estou renitente em fazer-me sócia. Boa sorte em convenceres o teu namorado a usar o kubuntu! :-)

    David, é uma pena o Bertie não ter tido direito a aparecer. É indecente! :-P Agora percebo a tua cara tão séria na foto. ;-) Sim, claro que me lembro da Alexandra, disse-lhe logo ao telefone de onde nos conhecíamos e tudo. Ela disse que na altura tinha achado piada ao meu nick/e-mail, lol! :-) Na altura era praticamente o meu único e-mail, agora já não o uso para coisas mais “sérias”. :-P Era uma newbie. :-)

    Quanto à FSF, vou espreitar isso. :-)

  5. Vtrain, falei dos jogos, mas ele trabalha com outras ferramentas que só correm no windows, não me perguntes quais. Mas com um disco tão grande podia fazer uma partiçãozita e experimentar.
    Um dia decidi mudar 100% de OS e ainda bem que o fiz, acabaram-se horas perdidas com jogos (não me fales do Wine, tento resistir-lhe ;)) e outras mariquices onde gostava de gastar o meu tempo. Tornei-me menos dependente do meu “Júnior” e estou contente assim.

    Ana, eu gostava imenso de pertencer a uma associação do género, mas a ANSOL não me interessou mesmo nada. Quando souberes de mudanças por lá avisa-me :)

  6. Cof cof, a partir dos thumbnails não é muito difícil abrir os originais… ;)

  7. Ana said,

    Ai vocês geeks e os vossos “powers”… :-P

    Ok, vou tirar aquilo daqui e volto a uploadar mais tarde. ;-)


Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

