September 15, 2006

“Imigrantes são bom negócio”

Posted in imprensa, política at 1:47 pm by Ana

Na Visão desta semana vem um artigo pequenino em que é dito que algumas prisões privadas americanas estão entre as 10 empresas mais rentáveis, na Bolsa de Nova Iorque. Explicam também que o negócio começou a prosperar desde que o Bush anunciou a sua campanha anti-imigração clandestina que levará para a cadeia 27 mil “sem-papéis”.

Fiquei parva:

  1. não sabia que havia prisões privadas… Isso não devia ser algo apenas reservado ao Estado? Não é preocupante que haja privados a ganhar com ter mais pessoas atrás das grades? Os lobbies deste género, contra os imigrantes, por exemplo…
  2. os EUA têm a maior população prisional do mundo (2,1 milhões de pessoas), o que dá 1 recluso por cada 140 cidadãos “livres”… (!!)

Que raio, faz algum sentido que ponham pessoas na prisão antes de elas cometerem crime algum? Como se pode criminalizar alguém por simplesmente se deslocar na Terra? Quem somos nós para impedir outros de sair de dentro de um conjunto de linhas imaginárias desenhadas no chão? Isto não pode estar certo!! :-(

About these ads

2 Comments »

  1. Vtrain said,

    Não vale apena crucificar os EUA. Eu pelo menos aprendi a não faze-lo principalmente depois de lá ter estado quase 3 meses seguidos. Lá há de tudo… do melhor que possas imaginar e também do pior.
    Sobre isto das prisoes sabes o que te conto? sabias que há estados (como a florida) em que alguem que já tenha sido condenado seja por que crime seja (roubar um chocolate no supermercado) já nunca mais na sua vida pode votar (para o presidente, para o governador do estado, etc). Resultado a penalização do crime (Cumprires pena de prisão ou outra não te limpa nunca mais). Claro está que nesses estados do sul dos estados unidos a população mexicana e negra é bastante elevada (guerra norte sul?) e grande parte dessa populacao não pode votar. Em fim… quem governa esses estados são governos com politicas que não se adequam aos seus cidadãos porque esses perderam o direito de votar e decidir o seu futuro …. lindo não?
    welcome to America !!! :)
    Vtrain

  2. Ana said,

    Por acaso nem estava a referir-me exclusivamente aos EUA. Espanha aqui ao lado também está com um problema gravíssimo de imigração ilegal. Na revista Newsweek da semana passada vinha uma reportagem sobre o problema da imigração. Está disponível aqui: http://www.msnbc.msn.com/id/14628564/site/newsweek/. Li aquilo no avião de regresso a Portugal e fiquei muito preocupada com aquilo. Preocupada pelo que significa seres humanos estarem a passar por tais coisas, e preocupada pelo efeito que tudo isto terá nas sociedades de acolhimento.

    Em Espanha acho que não mandam os sem-papéis para a prisão, deportam-nos. É terrível também, mas ao menos não os criminalizam e prendem, como parece que fazem nos EUA.

    Alguém devia fazer as contas ao que se gasta em construir muros atrás de muros, em policiamento e tribunais e ver se não faria mais sentido investir esse dinheiro nos países de origem das vagas de imigração…

    A sério, fiquei mesmo muito apreensiva com aquele artigo. Lutas entre classes, etnias, países, religiões, línguas… Estamos bem lixados com isto. :-(


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: