August 5, 2006

Doar livros

Posted in up close & personal at 2:49 pm by Ana

Hoje deu-me para arrumações e limpezas.

Inicialmente a ideia era só tirar os dossiês todos da faculdade do meu quarto e arrumá-los na cave. Mas depois tive que arrumar o móvel para arranjar espaço. Isso levou a que andasse a revirar aquilo tudo. Resultado: tenho mais uns caixotes de livros para dar. Uns são livros escolares que escaparam ao primeiro raide, quando há uns tempos atrás reuni todos os livros, meus e dos meus irmãos, e os fui entregar ao Centro de Acolhimento da Bobadela do Conselho Português para os Refugiados. Os outros são livros infantis e imensos livros e revistas de quadradinhos, maioritariamente da Disney.🙂

Cada vez que faço isto dá-me pena estar a desfazer-me dos livros. Sempre adorei ler e tive muitos livros e revistas. Acho que gastei mais dinheiro nisso que em brinquedos.😛 É giro voltar a pegar em livros de quando éramos putos, traz uma sensação agradável de familiaridade e saudade.🙂

Primeiro hesito, penso que devia guardá-los para recordação. Outras vezes penso que devia tentar vender alguns para recuperar um pouco de todo o dinheiro gasto. Depois penso que o melhor é dá-los a alguém que os use, porque ali escondidos não são úteis a ninguém, e eu só os uso como recordação 1 vez por ano…

Há praí tanta escola e instituição, neste país e noutros, sem material, sem nada para os miúdos… Isto é uma maneira de melhorar a vida de outras pessoas, tal como melhorou a minha.🙂

Lembro-me de ver há uns meses, no telejornal, uma reportagem sobre uma escola qualquer no norte do país que não tinha material para os miúdos usarem. Ainda por cima era num sítio isolado e pobre. Se pudesse enviava para lá aqueles livros, nada melhor para viajar sem sair do lugar do que uma boa leitura!

O meu problema agora é como arranjar receptores para isto. Da última vez, em que enviei e-mails a instituições de voluntariado e afins, as respostas foram fracas e desencorajadoras.

Vamos ver como será desta vez. Alguém tem alguma ideia para estes livros?

9 Comments »

  1. spca said,

    Uma ideia é enviar para países em desenvolvimento, onde serão mais do que necessários, pois lá não há livros escolares.

    Posso-te garantir que estes tos farão chegar lá, mas és capaz de não gostar da organização por ser religiosa.
    http://leigosboanova.cjb.net/

    Outros não religiosos que se calhar também aceitam livros para esse fim:
    http://www.isu.pt/
    http://www.medicosdomundo.pt
    http://www.fundacao-ami.org/

  2. Edson said,

    Bom dia,

    Nós do Lions Clube Xanxerê Inovação, estamos desenvolvendo uma campanha
    para a criação de uma biblioteca na escola de educação básica municipal Vista Alegre.
    Também ajudamos a criar outra no bairro Santa Cruz, onde as teleaulas para jovens e adultos
    está tendo um ótimo resultado, e queremos aumentar suas fontes de informações ampliado
    a biblioteca.

    Gostaria de contar com a vosso apoio.

    Edson Marció
    Presidente do Lions Clube Xanxerê Inovação.
    edson@nmarcio.com.br
    (49)34331038

  3. Alana said,

    Olá a tdos, eu gostaria de pedir a ajuda de vcs acerca de um local no RJ mesmo,de preferência próximo ao meu bairro – Higienópolis – e adjacências. Tenho muitos livros , inclusive antigos, não só didático como livros de leitura. Caso tenham conhecimento de instiuição ou escolas públicas q necessitem podem me contactar via e-mail: zil-santos@hotmail.com.
    Aberta a sugestões.

  4. Alana said,

    Caso queira doar meus livros da maneira citada logo no primeiro comentário(livros p/ países em desenvolvimento), como o faço de modo a não ter gastos, já que não disponibilizo no momento de condições financeiras para enviar remessas(principalmente para o exterior)?

  5. Maria Francisca said,

    Minha sobrinha tem vários livros para doação, mas, precisa que entrem em contacto para buscá-los. Se alguém interessar o telefone é 021-33720391, ou se preferir responder ao meu e-mail.

  6. Ola, td bem???? vamos juntos nesta ação ???? acho que se cada um fizer um pouquinho conseguiremos ajudar neste evento das crianças “””O PRODIPE(proj. dignidade periferia)continua realizando os
    atendimentos medico,orientaçã o preventiva e nutricional e dando
    assistencia as comuniades carentes de SP( cerca de 1.600 familias em 3
    comunidades) ,com a proximidade do dia das crianças estamos realizando
    a campanha DIA DE FESTA! SORRISO DE CRIANÇA!!!onde estamos arrecadando
    brinquedos(novos ou usados)roupas, calçados,acessori os de
    cças,doces,salgadinh os,refrigerantes ,etc, para a festa que
    realizaremos em uma das comunidades ( são muitas crianças)PARTICIPE!
    doar um ato de amor ao proximo,um bem maior a quem o faz,site do
    prodipe; http://www.prodipe. pre-lude. com comunidade no orkut
    http://www.orkut. com/Community. aspx?cmm= 5867320 deixe seu recado e
    venha conosco nesta ação . afinal nossas crianças merecem um pouco de
    nós( um gesto de carinho) DOE! faça uma faxina em casa , vc pode
    encontar muita coisa encostada que dara um sorriso aqueles rostinhos
    lindos…. retiramos as doaçoes tel 011-98015215 Dra. Eliana Teixeira
    ( medica do prodipe)”””””””

  7. rui said,

    tenho varios livros para doar muito antigos com alguns com mais de 100 anos.

  8. luis cláudio sares said,

    Sou um humilde cidadão que estou a procura de orgãos ou ongs que doam livros didáticos pois estou desempregado e não tenho como arcar com estas despezas,não sei se vocês fazem este tipo de doação,mas de qualquer jeito muito obrigado.Caso vocês possão me ajudar agradeço de coração.Eu estudo para preparar-me para concursos públicos e as diciplinas são:História,biologia,matemática,barsa,potuguêse etc.caso seja possível,meu endereço é:Montes Claros,Minas Gerais,B:Vila Luiza,N:40,R:Filomeno Ribeiro.

    O senhor é meu pastor e nada me faltará!

  9. Luzeni said,

    Muito boa tarde. Tenho um grupo e estamos com um projeto de biblioteca comunitária, se for possível entrar em contato conosco, para obtermos a doação dos livros, agradecemos desde já.
    Caso também conheça alguém que queira doar livros, podem entrar em contato conosco. pelo e-mail, sonmylyfe@hotmail.com


Leave a Reply

